Cerca de 60% das pequenas empresas falham nos primeiros cinco anos ao começar um negócio. Eu aposto que o motivo número um é o empresário não ter tempo para aprender o que ele ou ela deveria!

Então, seja você uma recém-formada ou uma mãe que está voltando para o trabalho, você vai querer evitar as armadilhas que outras pessoas que acabaram de começar já experimentaram. Aqui estão alguns erros que você vai querer evitar:

Erro 1 – Não planejar o suficiente

Primeiramente, você precisa de um plano de negócios. Além disso, precisa criar estratégias, definir sua missão, metas e objetivos, plano de marketing e previsões financeiras. Assim, passar por esse processo obriga você a analisar a imagem total para garantir que sua ideia de negócio seja viável.

Em resumo, uma das partes mais importantes do seu plano de negócios é o seu plano de marketing. Não importa o quão brilhante seja sua ideia de produto ou serviço, sem uma estratégia eficaz e abrangente para divulgar suas ofertas ao longo do tempo, sua empresa pode definhar.

O Curso Marketing Essencial para Pequenos Negócios é focado em você, Microempreendedora e Empresária de Pequeno Porte. E se você não sabe exatamente por onde começar mas quer uma solução prática em vendas, marketing e produtividade, essa é uma boa oportunidade para começar um negócio com o pé direito!

Explore os muitos canais de marketing gratuitos ou de baixo custo disponíveis. Como por exemplo, o marketing de rede social e blogs, bem como amigos, colegas e familiares que conversarão com você.

Erro 2- Subestimar o compromisso necessário

Mesmo que você queira um pequeno negócio para a liberdade que ele trará, ele precisa de atenção no começo para obter tração. Como você escolheu fazer algo pelo qual é apaixonado, isso provavelmente não será um problema. Mas você pode ter interesses conflitantes, como sua família.

Muitas mães que trabalham em casa, por exemplo, trabalham em turnos separados. Trabalham de manhã quando as crianças estão na escola, cuidam delas à tarde e voltam a trabalhar à noite, depois das crianças terem ido dormir.

Portanto, planeje passar a maior parte do tempo fazendo marketing de sua empresa no começo, acessando todas as vias disponíveis online e pessoalmente. Ser consistente é vital.

Erro 3 – Gastar sem necessidade 

Para começar um negócio baseado em casa, você precisará ter um computador confiável, uma presença profissional na web, uma configuração de telefone excelente, uma impressora e um fax. Em vez de comprar absolutamente tudo o que você precisa, considere se recompensar com aquisições quando as vendas chegarem.

Erro 4 – Não determinar seu preço

começar um negócio

No começo, determinar o que cobrar pode confundir você. Como você pode imaginar, você deve cobrar o suficiente para ser levada a sério, Mas não muito para superar o preço do mercado.

Sobretudo, encarar uma empresa pode trazer à tona questões pessoais de que você nem estava ciente, e dar valor ao que seu tempo vale. Lembre-se que é menos sobre você e mais sobre:

  • ​O que o mercado está cobrando
  • Que alternativas as pessoas possuem
  • Conveniência
  • Quanto risco as pessoas sentem
  • Quanto benefício as pessoas percebem

Faça sua lição de casa como qualquer cliente faria e compare o que está disponível. Pergunte aos colegas o que eles podem gastar pelo que você está oferecendo. 

Escolha um número que você possa promover com confiança, mas não se sinta como se estivesse vendendo a si mesmo. 

O preço tem pouco a ver com os custos. Exceto pelo fato de você precisar cobri-los e deixar algo para lucrar.

Atribua valor ao que você está oferecendo, e não se venda!

É hora de começar um negócio!

Ao longo deste processo de começar um negócio, você precisará equilibrar entre “preparar” e “começar”.

Faça sua lição de casa para que você tenha um plano e esteja bem informado sobre a esfera em que está entrando. 

Preze-se de forma inteligente e gaste sabiamente no começo com apenas o que for necessário.

Esteja ciente das poucas considerações legais e faça escolhas ponderadas desde o início. 

Traga paixão para o seu negócio e uma disposição para dedicar o tempo necessário no começo para causar uma boa impressão no mercado.