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Ideias de Negócios

Como montar uma cafeteria: sua lista de verificação final

abrir cafeteria

Você tem uma paixão ardente por administrar seu próprio negócio de culinária, mas se sente mais do que um pouco hesitante com a ideia de investir quantias significativas de tempo e dinheiro na criação de uma empresa? Você não está sozinho. Começar e administrar seu próprio negócio pode ser mais complicado do que você imagina, mas abrir uma cafeteria pode ser uma solução ideal para você!

Apesar da prevalência de cadeias de café de grande escala como a Starbucks, cafeterias independentes ainda estão prosperando no mundo dos negócios modernos. Com um foco em design peculiar, café de alta qualidade e uma atmosfera relaxante, cafés independentes podem se destacar!

No entanto, se você está interessado no mundo dos cafés, é importante que você entenda o que precisa para abrir uma cafeteria.

Se você vai abrir uma cafeteria, sua lista de verificação será longa, mas cada etapa é crucial para o seu sucesso!

Então, para ajudá-lo a entender os passos mais importantes para abrir uma cafeteria, o Empreendedona montou este guia, que certamente será útil para novos donos de cafés que estão procurando por uma abrangente lista de verificação para abrir um café!

cafeteria

1. Encontre o local certo ao abrir uma cafeteria

O primeiro passo da nossa lista de verificação é simples, você precisará de um local para o seu café! Isto é muito importante. Portanto, procure um local que tenha:

  • Alto tráfego de pedestres
  • Uma localização central em torno de inúmeras empresas
  • Muitos outros restaurantes e lojas
  • Aluguel mensal acessível
  • Os serviços de eletricidade/encanamento necessários para apoiar sua loja.

Embora pareça um pouco assustador, muitas vezes é uma ótima ideia assumir o contrato de um café que não está indo tão bem, desde que tenha uma ótima localização.

Isso ajuda você a construir uma base de clientes mais rapidamente. Além disso, também garante que as instalações elétricas/hidráulicas necessárias estejam presentes e que o processo de licenciamento/autorização ocorra sem problemas.

2. Obtenha licenças adequadas para abrir uma cafeteria

Antes de prosseguir, você precisará registrar sua empresa. Este passo geralmente não é muito difícil.

Um funcionário do governo geralmente vai ao seu estabelecimento para examiná-lo e certificar-se de que você está em conformidade com os requisitos para operar um café. 

3. Configure sua cadeia de suprimentos

Ao montar um café, uma grande cadeia de suprimentos é essencial. Mas você precisa decidir que tipo de café você vai oferecer, de onde você vai obtê-lo, e quantas variedades diferentes você pode precisar para garantir que ao abrir uma cafeteria ela seja um sucesso!

Seu orçamento também será um fator. Se você puder gastar mais em grãos de café de alta qualidade, você pode atrair entusiastas do café de longe, mas seus custos iniciais serão maiores.

Você precisará considerar outros fatores também. Por exemplo, se você planeja assar seus próprios grãos de café, precisará comprar café verde de seus fornecedores e verificar se tem tempo suficiente para torrar e moer o café antes de usá-lo.

Forneça produtos de alta qualidade

café

Nenhum negócio pode ser sustentável se não oferecer ótimos produtos. Pode parecer óbvio, mas esta é sem dúvida a parte mais importante de abrir uma cafeteria. Se as suas bebidas e menu de comida não são apetitosas, você não vai durar muito tempo.

Mas a perspectiva do produto mudou muito nos últimos anos. Os consumidores têm acesso a mais informações do que nunca e suas expectativas são altas.

Hoje, os clientes querem mais do que um delicioso café com leite. Eles também querem saber de onde os grãos vêm, como as comunidades são tratadas em toda a cadeia de suprimentos e o impacto ambiental de suas escolhas. Em cafés especiais, os clientes esperam receber notas de sabor e outras informações.

Portanto, certifique-se de fornecer produtos de alta qualidade e que você esteja bem informado sobre eles. Todos os seus baristas sabem sobre o grão em oferta? Considere concentrar-se em um pequeno número de produtos e conhecê-los bem, em vez de oferecer um menu expansivo que você não pode acompanhar. Cartões detalhando a origem e o perfil do café podem ser uma maneira útil de comunicar muitas informações do produto aos clientes.

Ofereça uma experiência

Semelhante às expectativas dos clientes em relação aos produtos, os consumidores buscam experiências únicas. Para tornar uma cafeteria um destino obrigatório, você precisa construir uma reputação de excelente atendimento ao cliente e fornecer toques pessoais.

É importante entender que cada cliente tem vários motivos para visitar. Alguns dias eles podem pegar um café para viagem, em outras ocasiões podem ficar com um livro ou trabalhar na cafeteria. Para cada uma dessas situações, precisamos fornecer uma experiência valiosa.

4. Espaço e Layout ao abrir uma cafeteria

cafe and bar in hotel loft style

Os elementos de mobiliário, decoração e design que escolhemos criam uma impressão e afetam diretamente a experiência de nossos clientes.

Ao criar seu espaço, pense em como torná-lo confortável e prático. O layout deve permitir que tanto os baristas quanto os clientes se movimentem com facilidade e tornem o serviço eficiente.

Se você está oferecendo um espaço para trabalhar, certifique-se de ter mesas em uma altura de trabalho confortável e muitos soquetes de energia. Se você deseja que os clientes relaxem ou conversem com familiares e amigos, pense em ter um sofá ou poltronas confortáveis.

5. Música e Iluminação

Ao abrir uma cafeteria, seu foco pode estar no sabor, mas não se esqueça dos outros sentidos. Mantenha música apropriada em conteúdo e volume. A música alta pode impedir que os clientes fiquem conversando ou trabalhando. Da mesma forma, ninguém quer trabalhar ou ler em um quarto escuro, por isso certifique-se de ter uma boa iluminação.

6. Louça e copos

Cada detalhe do seu café envia uma mensagem. Então, se você está comercializando o espaço como um café especializado de alto nível, considere investir em xícaras e copos de alta qualidade. Se você tiver um tema específico, ao abrir uma cafeteria, considere como ele pode se estender às suas opções de louça. Por exemplo, copos e pratos vintage podem promover uma sensação de calor e independência. O design do seu copo também pode ter um impacto direto na sua experiência sensorial, por isso certifique-se de experimentá-los antes de investir.

7. Invista em equipamentos de alta qualidade

café

Se você desenvolveu uma ideia clara dos tipos de pratos que você incluirá no cardápio, o próximo passo é garantir que você tenha todo o equipamento de cozinha necessário para preparar, cozinhar e armazenar seus produtos alimentícios e pratos.

O equipamento que você precisa para administrar um café pode ser muito caro. Aqui está uma lista de alguns dos equipamentos que você precisará para iniciar as operações em sua cafeteria:

  • Cafeteira
  • Moinhos de café industriais
  • Prensas francesas
  • Máquinas de café expresso
  • Geladeiras e freezers
  • Frascos isolados para creme e leite
  • Recipientes e bombas para serviços de alimentação
  • Fornos/torradeiras/outros aparelhos de cozinha
  • Liquidificadores industriais
  • Sistema de segurança
  • Sistemas de armazenamento e prateleiras
  • Sistema e caixas registradoras

Embora o custo destes equipamentos possa ser bastante alto, muitas vezes ele pode ser encontrado em lojas de suprimentos para restaurantes.

8. Escolha os funcionários certos

barista

Cafés e cafeterias são empresas de serviços, portanto, você deve escolher seus funcionários com base em sua capacidade de fornecer um atendimento excelente e amigável.

Esta é uma parte crucial da sua lista de verificação, o mau serviço pode significar desgraça para o seu negócio, mesmo que seus produtos sejam estelares. Escolha funcionários que são:

  • Profissionais da indústria, e já trabalharam em cafeterias antes
  • Amigáveis e extrovertidos
  • Apaixonados e bem informados sobre café
  • Confiáveis e pontuais

Pode ser difícil encontrar os funcionários perfeitos para abrir uma cafeteria, mas vale a pena dedicar um tempo para isso. Seu negócio vai viver e morrer com base na qualidade de seu serviço, então, apressar as coisas é uma má ideia.

9. Não esqueça do marketing/promoção

Depois de concluir as cinco primeiras etapas da nossa lista de verificação, você estará pronto para abrir o negócio! Agora é a hora de começar a divulgar e promover sua nova cafeteria. Você pode querer pensar sobre:

  • Fornecer amostras grátis para transeuntes
  • Investir em sinalização de alta qualidade para sua cafeteria
  • Criar um programa de fidelização de clientes
  • Oferecer um serviço para blogueiros de comida locais e influenciadores do Instagram
  • Entrar em contato com a mídia local, como estações de rádio, jornais e emissoras de TV
  • Emitir um comunicado de imprensa anunciando a data de abertura do seu café
  • Usar as redes sociais para divulgar sua inauguração
  • Hospedar aulas gratuitas e workshop

Ao continuar a comercializar e promover seu café, você construirá uma base de clientes fiel rapidamente e estará no caminho certo para administrar um negócio lucrativo e bem-sucedido!

Possuir e operar um café não é uma tarefa pequena e há muitos elementos a considerar. Tente ver o seu negócio através dos olhos do seu cliente. O café é delicioso? Os baristas se envolvem com os clientes de uma maneira genuína e interessante? O espaço é acolhedor e bem organizado?

Ao se concentrar na experiência do cliente, você pode levar seu café ao próximo nível e se tornar um destino obrigatório.

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