Faça o download do nosso material!

Ideias de Negócios

Como abrir uma loja de roupa

Como abrir uma loja de roupa

Quando você quer começar uma loja de roupas, você deve dedicar tempo para desenvolver um plano sólido de ação. Leia as nossas dicas de como abrir uma loja de roupa.

Qualquer um que pisar em um shopping no meio de uma cidade grande pode achar que a indústria do vestuário está lotada. Mas a verdade é que há sempre espaço para outra loja de roupas, especialmente se você oferecer aos consumidores algo único e novo em sua área. 

Para realmente ter uma vantagem, fique atento às tendências do seu mercado local. Além disso, fique atento ao que está acontecendo em seu shopping próximo. Também é importante entender como a cultura pop (incluindo filmes, livros e jogos) influencia as escolhas de moda.

Primeiramente, se você realmente quer saber como abrir uma loja de roupa e ter sucesso, você deve primeiro amar o negócio de roupas. Pois como a indústria de restaurantes (e, francamente, qualquer outro tipo de empresa de pequeno porte), há riscos. Sendo assim, o sucesso na indústria de roupas de varejo requer motivação, trabalho duro e um plano de ação sólido. Confira abaixo!

Você deve determinar qual é a estrutura legal mais apropriada para o seu negócio. Você pode incorporar sua empresa online ou não. 

2. Monte seu plano de negócios

Como abrir uma loja de roupa

Que tipo de roupa você vai vender na sua loja? Avalie se o seu mercado levará para uma nova loja de roupas masculinas, femininas ou infantis, ou se você deve vender uma combinação delas. 

Você pode escolher uma especialidade, como roupas vintage para mulheres, maternidade, roupas esportivas e acessórios, ou alguma outra categoria.

Ter que explicitar esses detalhes é necessário para um plano de negócios abrangente. Mas você também vai querer determinar seus custos iniciais, avaliar o mercado local e desenvolver um plano de vendas e marketing.

3. Financiamento Seguro

O processo de como abrir uma loja de roupa não é um feito barato. No caso da moda, você precisará gastar dinheiro para ganhar dinheiro. É provável que você precise pedir dinheiro emprestado para financiar seus negócios através de um empréstimo bancário para pequenas empresas. 

Você pode pensar em trabalhar na indústria da moda ou em uma loja de roupas para não apenas aprender as coisas da indústria, mas também economizar algum dinheiro para financiar sua empresa. 

Mas é importante não subestimar a quantidade de capital financeiro que você precisa para começar. Você precisará:

  • Comprar mercadorias
  • Pagar funcionários da loja
  • Comprar materiais de marketing
  • Mobiliar a loja com equipamentos, iluminação e outras despesas.

4. Encontre sua vitrine

Como abrir uma loja de roupa

Encontrar o local certo é uma das decisões mais importantes que você terá que tomar ao pensar em como abrir uma loja de roupa. Pois você irá se comprometer com um local em um estado específico e em uma cidade específica. Então considere os vários bairros e ruas que lhe trarão tráfego de pedestres e uma grande base de consumidores interessados ​​(e capazes de pagar) sua mercadoria.

Então, depois de restringir as opções de localização, você precisará encontrar o prédio certo. Por isso, considere lojas em shoppings ou em locais independentes. Ou pesquise em aluguéis de shopping se for adequado para o seu tipo de loja de roupas. 

Você terá que ter em mente seus números de estoque: quanto de metragem quadrada você precisará? O que você pode pagar e quanto custará encher sua loja com mercadorias?

5. Inventário de compra

Falando de inventário, você vai querer mover o processo para comprar mercadorias de designers ou fabricantes ao mesmo tempo em que você se instala em um local. Para começar, você precisa entrar em contato com fornecedores que carregam as roupas que você deseja vender. Uma feira é um dos melhores lugares para comprar mercadorias por atacado para sua loja. Em feiras, você poderá se conectar com fornecedores e ver em primeira mão suas ofertas de produtos.

Ao fazer pedidos, considere o valor necessário ao abrir sua loja pela primeira vez. Além do inventário, você precisará substituir regularmente os itens que vendem. Não se esqueça das tendências sazonais, além dos novos estilos e marcas que se tornaram populares devido à influência da cultura pop. 

Além disso, você precisará ter um mix diversificado de roupas, entendendo que você não será necessariamente capaz de satisfazer a todos que passarem pela sua porta.

Durante todo o processo, pesquise a melhor maneira de definir seus preços com base na mercadoria que você está vendendo. Você precisará determinar o valor da sua cotação, entender as técnicas eficazes de precificação para o seu tipo de loja e saber como descontar a mercadoria de maneira eficaz.

6. Estabelecer políticas

loja de roupa

Ao pensar em como abrir uma loja de roupa, antecipe quaisquer problemas ou questões que possam surgir quando se trata de funcionários, horário de funcionamento da loja, atendimento ao cliente, prevenção de perdas, danos, devoluções e outras operações do dia a dia. 

Passe algum tempo considerando as práticas recomendadas de outras lojas estabelecidas e distribua esses procedimentos para todos os novos funcionários.

7. Como abrir uma loja de roupa: comercialize sua loja

Quando você estiver pronto para abrir suas portas, não tenha medo de contar a todos. De amigos e familiares a pessoas com as quais você está conectado nas redes sociais, certifique-se de ter uma mensagem para compartilhar com eles e motivos para comprar na sua nova loja. 

Ao pensar em como abrir uma loja de roupa, você pode considerar ter uma casa aberta com descontos especiais, brindes e outros “pequenos extras”. Coloque o seu melhor em frente e coloque uma ênfase especial em atendimento ao cliente incrível. Você pode considerar anunciar sua loja de roupas em seu jornal ou rádio local, no Facebook ou em sua revista de estilo de vida local.

Mantenha o ritmo indo patrocinando desfiles de moda, amostras de vendas, desfiles, promoções de feriados e outros dias especiais para comemorar seus clientes e dar-lhes novas e excitantes razões para visitar sua loja.

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo!