Faça o download do nosso material!

Ideias de NegóciosNegócio em Casa

Aulas de reforço escolar é um bom negócio?

dar aulas de reforço

Se você está procurando um negócio em casa fácil e acessível, você pode começar rapidamente, vale a pena considerar dar aulas de reforço escolar.

Os tutores fornecem instruções adicionais para além do trabalho em sala de aula regular. O reforço geralmente é para os alunos que precisam de assistência extra em uma área específica. A tutoria é necessária em todos os níveis de ensino, do fundamental ao médio, e em uma variedade de tópicos. Os professores também são necessários para ajudar os alunos na preparação de testes, como o Enem.

Requisitos e pagamento

Você não precisa de um diploma de ensino ou qualquer treinamento especializado para ser um tutor. O que você precisa é de conhecimento do assunto e da capacidade de explicá-lo de uma maneira que os outros possam aprender.

Os tutores com experiência em tópicos especializados, como línguas estrangeiras, física avançada ou outros mais específicos, geralmente podem cobrar mais. 

O processo de dar aulas de reforço pode ser feito na casa do cliente, na casa do tutor ou em outro local, como uma escola ou biblioteca. A internet possibilitou a tutoria online usando ferramentas de videoconferência, para que você possa orientar os clientes que moram fora do seu local, no conforto da sua casa.

É uma boa ideia familiarizar-se com os prós e contras de se tornar um tutor antes de embarcar nesta nova carreira.

Prós

  • Ajudar os alunos a atingir um objetivo pode ser gratificante
  • Os custos iniciais são pequenos
  • Horas são flexíveis
  • Pode ajudar a suplementar os rendimentos
  • Existem oportunidades de crescimento e expansão

Contras

  • Trabalhar em torno dos horários dos alunos pode significar noites e fins de semana
  • Alunos relutantes podem tentar tirar a paciência de qualquer tutor
  • Aulas individuais podem exigir diferentes habilidades de ensino

Prós

Dar aulas de reforço permite que os educadores se conectem com os alunos individualmente, de uma forma que os professores nas salas de aula nem sempre podem fazer. Algumas das razões para perseguir este objetivo e iniciar um negócio de tutoria em casa incluem:

  • É rápido e acessível para começar. Você não precisa de nenhum treinamento ou equipamento especializado, assim você pode começar assim que encontrar seu primeiro cliente.
  • É extremamente flexível, para que você possa orientar, além de realizar outro trabalho, ou comprometer-se com ele em tempo integral, se tiver clientes suficientes. 
  • Você pode expandir de uma empresa de uma pessoa para a organização de outros tutores para trabalhar na sua operação.
  • Pode ser uma forma de os educadores suplementarem sua renda.

Contras

Ensinar não é fácil, nem administrar um negócio baseado em casa. Alguns dos desafios específicos que vêm com um negócio de dar aulas de reforço em casa incluem:

  • É necessário trabalhar em torno dos horários dos alunos, o que geralmente significa tutoria no final da tarde, à noite ou nos finais de semana.
  • Nem todos os alunos estão ansiosos para aprender.
  • Os serviços de dar aulas de reforço geralmente são de curto prazo. Depois que seus alunos dominarem ou concluírem um curso, seus serviços não serão mais necessários.
  • Ter conhecimento do assunto não é garantia de que você possa ensiná-lo. Passar o conhecimento é uma habilidade separada.

Dar aulas de reforço: Como iniciar

Existem várias maneiras de começar a ensinar em casa. Uma delas é comprar uma franquia de tutoria ou abrir sua própria oportunidade de negócio e começar do zero.

Se você estiver pronto para começar a ajudar os alunos a serem bem-sucedidos na escola, considere algumas dessas etapas:

  1. Determine os assuntos e o nível educacional onde você pode ajudar: Os tópicos comuns em que os alunos precisam de ajuda incluem matemática, inglês e ciências, do ensino fundamental ao ensino médio. Muitos estudantes universitários precisam de ajuda nessas áreas e em assuntos específicos de seus cursos também.
  2. Faça uma lista de possíveis alunos: Com base no assunto e no nível que você deseja orientar, quem são as pessoas com maior probabilidade de contratá-lo e onde você os encontrará?
  3. Decida como você vai fornecer serviços de dar aulas de reforço. Você quer ser tutor apenas de estudantes locais ou apenas online? Talvez você queira fazer as duas coisas. Se você for orientar estudantes locais, onde você conduzirá as sessões? Verifique também se você possui um seguro de responsabilidade civil, caso seu aluno seja ferido em suas instalações.
  4. Reúna as ferramentas necessárias para fornecer serviços de tutoria. Há muitas lojas de professores (on-line e off) onde você pode obter pastas de trabalho e outros materiais para ajudar na tutoria. Se você planeja ser um tutor online, certifique-se de ter uma boa webcam com bom microfone claro. Você pode considerar o uso de um serviço que permita a criação de quadros brancos digitais.
  5. Decida seus preços e políticas. Algumas coisas a considerar sobre os preços são o nível do tópico e da série que você está instruindo. Lembre-se, quanto mais avançado o tópico e o grau, mais você pode cobrar.
  6. Decida sua estrutura de negócios. Você pode começar imediatamente a dar aulas de reforço como um único proprietário. 
  7. Crie um nome comercial. Você pode operar sua empresa com seu nome ou criar um nome comercial ou uma combinação de ambos.
  8. Obtenha as licenças necessárias.
  9. Escreva um plano de negócios, descrevendo todos os aspectos do seu negócio e como você planeja desenvolvê-lo.
  10. Mapeie um plano de marketing. Um bom plano de marketing de tutoria incluirá um site onde as pessoas podem aprender sobre você.
Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo!