Faça o download do nosso material!

Ideias de Negócios

Como iniciar um salão de manicure

salão de manicure

Nosso guia sobre como iniciar um salão de manicure abrange todas as informações essenciais para ajudá-la a decidir se esse negócio é uma boa opção para você. Aprenda sobre as atividades do dia a dia de um proprietário de salão de manicure, o mercado-alvo típico, o potencial de crescimento, os custos de inicialização, considerações legais e muito mais!

1. Visão geral do negócio

Muitas pessoas querem que suas unhas fiquem bonitas e melhores do que elas podem fazê-las parecer em casa. Um salão de manicure oferece manicure, pedicure e outros tratamentos para unhas para deixar as unhas dos clientes com um ótimo visual. Os clientes podem ter suas unhas feitas regularmente ou para ocasiões especiais.

Pra quem é esse negócio?

O proprietário ideal do salão de manicure é alguém que aprecia a moda e a beleza. Além disso, o dono de um salão de manicure deve ser gentil e amigável, pois proporcionar aos clientes uma atmosfera confortável e agradável garante que eles retornarão no futuro e aumentará a chance de que eles recomendem seu salão para aqueles que estão em sua esfera social. 

O que acontece durante um dia típico em um salão de manicure?

salão de manicure

Um dono de empresa de salão de manicure pode gastar uma parte do seu tempo fornecendo serviços para os clientes, o que envolve:

  • Agendar compromissos para clientes
  • Dar aos clientes manicures, pedicures e outros tratamentos
  • Reposicionar suprimentos como eles são usados.

As funções do dono de salão de manicure envolve:

  • Previsão de vendas e agendamento de técnicos conforme apropriado
  • Recrutar e treinar novos técnicos conforme necessário
  • Gerenciar todos os técnicos empregados pelo salão
  • Fazer o marketing e crescimento do negócio
  • Encomendar suprimentos como eles são usados
  • Supervisionar as operações do salão de beleza

Mesmo quando realizam tarefas como essas, os proprietários ainda têm chances de (e devem) se conectar com os clientes. Muitas dessas atividades nos bastidores ainda são realizadas dentro do salão, então os donos costumam ver os clientes de seus salões. Conversar com os clientes cria conexões com eles e ajuda os proprietários a conhecer melhor seu salão.

Qual é o mercado alvo?

O cliente ideal de um negócio de salão de beleza é alguém que se preocupa com sua aparência, gosta de moda e tem alguma renda. Assim, tal pessoa provavelmente é capaz e está disposta a gastar dinheiro para fazer suas unhas parecerem boas. A maioria dos clientes dos salões são principalmente mulheres, mas os salões também atendem aos homens.

Como um salão de manicure ganha dinheiro?

Um salão de manicure ganha dinheiro cobrando clientes por manicure, pedicure e tratamentos similares. Alguns também vendem produtos para cuidados com as unhas.

Qual é o potencial de crescimento de um salão de manicure?

Um negócio de salão de unhas pode ser tão pequeno quanto um único local, ou pode ser tão grande quanto um negócio nacional. Assim, salões de sucesso, por vezes, abrem vários locais dentro de uma única cidade ou região geográfica.

Quais são algumas habilidades e experiências que ajudarão você a construir um salão de unhas bem sucedido?

Um proprietário do negócio do salão de unhas deve ser conhecedor de cuidados com as unhas e tratamentos. Existem muitos cursos disponíveis para técnicos de unhas que cobrem temas como unhas de vidros, unhas de gel, unhas acrílicas, manicure e etc.

Quais são os custos envolvidos na abertura de um salão de manicure?

Os donos de salão que estão procurando reduzir os custos iniciais de um salão de beleza podem comprar equipamentos usados ​​de um antigo proprietário de salão, ou mesmo alugar um espaço que já abrigou um salão. 

Quais são os passos para começar um salão de unhas?

Quando estiver pronto para começar seu salão de unhas, siga estas etapas para garantir que sua empresa esteja em conformidade legal e evite perder tempo e dinheiro à medida que sua empresa cresce:

2. Planeje seu negócio

salão de manicure

Um plano claro é essencial para o sucesso como empreendedor. Alguns tópicos importantes a serem considerados são:

  • Quais são os custos iniciais?
  • Quem é o seu mercado alvo?
  • Quanto tempo você levará para empatar?
  • Como você nomeará sua empresa?

3. Defina sua marca

Sua marca é o que a sua empresa representa, bem como a forma como sua empresa é percebida pelo público. Uma marca forte ajudará sua empresa a se destacar dos concorrentes.

Sabemos como você está empolgada em montar seu salão de manicure, mas antes de comprar qualquer coisa, você precisa determinar seu estilo primeiro. Isso é importante para obter peças que funcionam umas com as outras.

4. Defina o estilos de salão de manicure

Aqui estão os três estilos comuns para salões de unhas:

Moderno: Se você é do tipo que gosta de formas geométricas, cores atenuadas e
o olhar limpo e minimalista, então o estilo moderno é para você. A cor base de um moderno
salão de unhas é geralmente preto e branco com detalhes em ouro, mas sinta-se livre para dar um ar pop aqui e ali. Apenas lembre-se que o seu mobiliário deve ser simples, a decoração deve ser elegante, e o salão em si nunca deve parecer confuso. Deve haver muito espaço.

salão de beleza

Vintage: Se você vê o romance em coisas antigas e adora padrões florais, então o estilo vintage é para você.

Boêmio: Você gosta de coisas rústicas e naturais? Você quer incorporar a natureza em seu design e fornecer aos clientes uma sensação de conforto sempre que eles entrarem em seu salão de beleza? Então o estilo boêmio é para você.Sendo assim, evite mobília e decoração que sejam muito formais e opte por itens que são naturais e renováveis. No entanto, tapetes, travesseiros e padrões em negrito também adicionam um toque agradável.

5. Escolha o mobiliário do salão de manicure

Os tipos de mobília que você precisará obter variam nos tipos de serviços que você deseja oferecer. Você quer oferecer maquiagem e penteado também? Então você precisaria de estações. Mas, no mínimo, aqui estão as coisas básicas que você precisa obter:

  • Cadeiras e bancos para estações de pedicure
  • Mesas e cadeiras para estações de manicure
  • Armários de armazenamento para cada estação
  • Uma recepção
  • Um sofá para a área de recepção
  • Esmalte para unhas
  • Equipamento de iluminação adequado para cada estação.

Depois de todo o estilo e com todos os móveis instalados, o seu salão de manicure será agora,
um verdadeiro salão de unhas! Mas isso não é suficiente! Pois você ainda precisa de equipamentos e ferramentas, para começar a festa.

Para sua conveniência, dividimos essa lista em diferentes subseções.

Os essenciais:

unhas
  1. Diferentes tipos de cortadores de unha: cortadores de ponta de unhas, cortadores padrão e cortadores de unha
  2. Limpador de unhas
  3. Removedor de esmalte
  4. Sabonete para as mãos
  5. Tigela de manicure
  6. Hidratante para as mãos
  7. Hidratante para os pés
  8. Diferentes tipos de limas de unha: lima de unha de diamante, lima de unha elétrica, etc.
  9. Esfoliante
  10. Empurrador de cutícula
  11. Alicates de cutícula
  12. Toalhetes de manicure (toalhas de papel também funcionam muito bem!)
  13. Separadores de dedos
  14. Caixa organizadora de suprimentos (onde seus técnicos podem colocar todos os seus itens essenciais)
  15. Muitos e muitos esmaltes

Estes são todos os suprimentos necessários para serviços especializados:

material para salão
  1. Tigela de mistura
  2. Pedra-pomes
  3. Mistura de esfoliação corporal (para os serviços de spa das suas mãos e pés)
  4. Sabão
  5. Máquina de spa de mão
  6. Máquina de cera
  7. Máquina de spa para pés
  8. Escova para os pés
  9. Toalhas

Aqui estão os suprimentos necessários para a arte de unhas e acrílico:

manicure
  1. Caneta corretiva de esmalte
  2. Adesivos
  3. Lâmpada LED para unhas
  4. Diferentes pós acrílicos
  5. Líquido Acrílico
  6. Escovas acrílicas
  7. Cola para unhas
  8. Removedor de unhas artificial
  9. Unhas acrílicas
  10. Glitter

Outras ferramentas e equipamentos importantes:

  • Um computador
  • Impressora
  • Material de escritório
  • Caixa registradora
  • Um cofre.

Claro, você ainda precisa ajustar essa lista de acordo com os serviços que você está planejando oferecer. Mas se você tem esses suprimentos e equipamentos na mão, então você já tem um bom começo!

Então, você tem um plano de negócios. Você tem um lugar. Você tem uma equipe. Você tem todas as ferramentas e equipamento limpo e pronto. Então, agora é hora de administrar um negócio de sucesso! Portanto, confira alguns segredos para um salão de manicure de sucesso!

Segredos para um salão de unhas bem sucedido

Segredo # 1: Atmosfera do salão

Um salão de beleza é onde as pessoas vão, para relaxar e obter alguns mimos merecidos. Portanto, seu salão de manicure deve ter um ambiente aconchegante, relaxante e convidativo. Nós não estamos falando apenas sobre design de interiores e mobiliário; estamos falando do pacote completo.

A equipe deve ser boa e precisa aprender a lidar com uma conversa, saber quando responder e quando apenas ouvir. Pois seus clientes que visitam o salão estressados ​​devem se sentir relaxados.
Uma vez que seu salão de manicure tenha conseguido isso, você pode ter certeza de que esses clientes vão continuar voltando, e eles vão trazer seus amigos e familiares junto!

Segredo # 2: Limpeza do salão de manicure

Um salão de manicure é um spa para as unhas, por isso deve cheirar como um! Deve sempre ter um aroma limpo, além do cheiro de esmalte. Lembre-se de que seus clientes ficarão sentados e seus olhos certamente irão vagar.

Segredo #3: Trabalho em equipe

É um fato que sua equipe deve se dar bem com os clientes… mas eles se dão bem entre si? Sua equipe deve trabalhar como uma máquina bem lubrificada.

Segredo # 4: Honra

Você deve honrar sua palavra. Então, toda vez que você faz uma promessa aos seus clientes, você deve sempre seguir adiante. Isso inclui todas as promoções e descontos.
Sendo assim, sempre que um compromisso é reservado, esse agendamento deve ser para esse cliente sozinho. Isso significa que você deve definir pelo menos 15 a 30 minutos de tempo livre entre
compromissos, mesmo durante os dias mais movimentados, a fim de garantir que cada cliente reservado fique acomodado.

Segredo # 5: Promoções no salão de manicure

Você pode ser criativa com as promoções. Mas você pode fazer um programa de incentivo também, para clientes fiéis. Além disso, você pode desenvolver um sistema de recompensas.

Segredo # 6: Na moda

Seu salão de beleza deve estar sempre no topo das últimas tendências em unhas. Se há algo novo lá fora, você deveria oferecer também. Caso contrário, você corre o risco de perder clientes fiéis que estão procurando as coisas novas que sua concorrência já está oferecendo.

Segredo # 7: Socialize

A melhor maneira de anunciar um negócio como este é de boca em boca. Socialize com seus clientes, fale com eles, faça amizade com eles e certamente promoverão seus serviços para seus amigos.

Tomando todos esses segredos que compartilhamos com você, temos certeza que seu salão de manicure crescerá e prosperará em pouco tempo.

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo!