Faça o download do nosso material!

Negócio em Casa

Como Iniciar um Negócio de Fotografia em Casa

negócio de fotografia

Você tem sua câmera com você onde quer que vá? Você está constantemente tirando fotos para adicionar ao seu feed do Instagram? Você é o melhor fotógrafo das funções familiares? Se você adora tirar fotos, pode transformar seu interesse em fotografia, talento e hobby em um negócio de fotografia baseado em casa .

Embora você possa ser bom em fotografia, antes de entrar e começar a cobrar pelos serviços de captura de fotos, pesquise e planeje sua estratégia de negócios para obter mais sucesso. Aqui está um resumo de alguns prós e contras a serem considerados enquanto você investiga o início de seu próprio negócio fotográfico.

Prós

  • Ganhar dinheiro usando uma habilidade que você goste
  • Aproveite o horário flexível
  • Trabalhe a tempo inteiro ou a tempo parcial
  • Desfrute de conhecer novas pessoas e participar de eventos
  • Escolha reservar clientes em locais que você gostaria de visitar
  • Ajude a capturar os momentos especiais das pessoas

Contras

negócio de fotografia
  • Equipamentos fotográficos caros são necessários para a inicialização
  • Eventos estressantes, como casamentos, podem trazer o lado negativo dos clientes
  • Os compromissos de trabalho geralmente acontecem nos fins de semana durante o horário familiar.
  • A renda pode ser inconsistente e pode levar tempo para criar uma lista sólida de clientes
  • Fazer o seu hobby como um negócio pode tirar a diversão dele e transformá-lo em trabalho chato ou tedioso

Passos para iniciar um negócio de fotografia em casa

Se você está pronto para começar a receber pagamentos para tirar fotos, veja as etapas para começar.

1. Decida quais tipos de serviços de fotografia você oferecerá

Empresas e indivíduos precisam de fotógrafos por muitas razões. Por exemplo, as empresas precisam de fotos de seus produtos para folhetos. Corretores de imóveis precisam de imagens das casas que estão vendendo. Revistas precisam de fotos relacionadas aos artigos que estão publicando. Ou você pode ficar com fotografias não comerciais e tirar retratos ou fotografar casamentos.

2. Desenvolva seu plano de negócio de fotografia

Sobretudo, o plano de negócios descreve os detalhes do seu negócio, incluindo os serviços que você oferece, como você diferirá da concorrência, projeções financeiras e estratégias de marketing. Este é um bom momento para determinar sua estrutura de preços. Seu preço precisa levar em conta o custo de equipamentos, suprimentos e viagens, bem como seu tempo.

3. Decida sua estrutura de negócio de fotografia

A opção mais fácil e de menor custo é ser microempreendedor individual, no entanto, a criação de uma empresa de responsabilidade limitada oferecerá maior proteção de seus ativos pessoais caso você tenha problemas legais.

4. Crie um nome comercial

O que você nomear sua empresa se tornará a imagem da marca, então escolha um nome que se ajuste ao tipo de fotografia que você deseja fazer. Se você quiser tirar retratos de crianças, pode ter um nome caprichoso, mas se quiser fazer fotografia de negócios ou casamentos, vai querer algo que soe profissional ou elegante.

5. Reúna equipamentos e suprimentos necessários

Se a fotografia é o seu hobby, você pode já ter muito do equipamento que precisa; no entanto, você terá que avaliar se a qualidade é alta o suficiente para cobrar pelos serviços.

Além de uma câmera, você também precisará de lentes, flashes, baterias, software de edição de fotos, papel fotográfico de qualidade e embalagem para entregar as fotos aos clientes. Você também pode precisar de luzes e telas para controlar a iluminação.

6. Crie materiais de marketing

Junto com cartões de visita e folhetos, crie um site. Além disso, configurar contas de rede social nas redes de seu mercado-alvo pode ser encontrado.

7. Marketing

woman working

A chave para o sucesso em um negócio de fotografia é marketing. Sendo assim, você não pode tirar e ser pago por fotos, se ninguém o contratar.

Junto com cartões de visita, folhetos e um site, use suas redes pessoais e profissionais para divulgar sua empresa. Participe de feiras e eventos voltados para o seu mercado. Por exemplo, se você quiser fazer fotografia de casamento, assistir a shows de casamento. Se você quiser tirar retratos de animais de estimação, assistir a exposições de cães.

Opção de renda de bônus: vender suas fotos online

Além de ser pago para tirar fotos profissionais, você também pode vender as fotos tiradas por você mesmo (não aquelas que você recebe para tirar). Muitos sites de fotos compram ou permitem que você venda suas fotos.

Quer mais dicas do que começar em casa? Leia aqui!

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo!