Faça o download do nosso material!

Ideias de Negócios

Como escrever um plano de negócios de Food Truck

Para ajudar a vender sua ideia de food truck aos investidores, você precisará de um plano de negócios abrangente. Pois um plano de negócios descreve tudo, desde o orçamento inicial inicial até as vendas anuais projetadas. Os planos de negócios também incluem uma análise de mercado. Quem é o seu concorrente e quem é o seu público-alvo? 

Escrever um plano de negócios pode parecer um pouco (ou muito) como lição de casa, mas, no final, só beneficiará o seu negócio de food trucks, oferecendo uma estratégia bem mapeada para o sucesso.

O apelo dos food trucks

O conceito de food truck existe desde os tempos antigos, quando vendedores de rua na Roma antiga vendiam comida para o público de carrinhos de rua de madeira. As pessoas gostavam e ainda gostam de apreciar a conveniência dos food trucks móveis. 

Os cardápios dos food trucks de hoje evoluíram de servir apenas comida de rua simples para abrigar várias cozinhas diferentes e complicadas. sendo assim, existem food trucks que se especializam em:

  • Cupcakes
  • Waffles
  • Culinária tailandesa
  • Comida mexicana
  • Churrasco
  • Frutos do mar
  • Opções vegetarianas e veganas
  • As opções para um cardápio de food trucks são aparentemente infinitas.

Os food trucks têm um grande apelo aos millennials, que valorizam a simplicidade e os preços baixos, além de ingredientes deliciosos. No entanto, ao contrário dos Baby Boomers, ou mesmo da geração X, que queriam quantidade acima da qualidade (como buffets e fast food superdimensionados), os Millennials são mais conscientes de escolhas alimentares mais saudáveis ​​e adoram comida que tem uma história. Os food trucks geralmente apresentam esses dois elementos.

Os food trucks já foram confinados em áreas altamente urbanas nas grandes cidades ou como parte de feiras e circuitos de festivais. 

Além disso, os food trucks também estão ganhando popularidade para festas pessoais. Em vez de contratar um restaurante ou bufê para fornecer comida, os pais estão alugando food trucks para o aniversário de seus filhos. Noivas e noivos estão apresentando food trucks em suas recepções de casamento.

Por que você precisa de um plano de negócios

À primeira vista, um negócio de food trucks parece bastante simples, tudo que você precisa é de um caminhão e um menu, certo? Não é bem assim. Assim como qualquer pequena empresa, um food trucks requer planejamento. Que tipo de comida você quer vender? Como você sabe que seus clientes vão gostar? Quem são seus clientes? Abrir um food trucks sem qualquer planejamento ou investigação pode levar a problemas. Talvez você ame waffles especiais, mas uma vez que você abre, você percebe tarde demais que ninguém mais na área faz. Ou talvez as pessoas gostem dos seus waffles, mas os seus preços são muito altos. Fazer um estudo de mercado ajuda você a detalhar esses detalhes importantes e refinar seu conceito.

A localização é um dos maiores fatores de sucesso para um restaurante tradicional. Pois se as pessoas têm que sair do seu caminho para chegar a um restaurante, fica muito mais difícil permanecer no negócio a longo prazo. Assim, o mesmo princípio se aplica aos food trucks; a localização é um componente vital do sucesso. Os food trucks bem sucedidos têm um cronograma bastante consistente de onde eles vão estar e eles comunicam através da mídia social, alto e bom som.

Além disso, nem todos os locais permitirão que um caminhão de alimentos se estabeleça; parques públicos e zonas escolares muitas vezes proíbem negócios comerciais. O mesmo vale para as áreas do centro com os restaurantes existentes eles não vão receber novas competições fora de suas portas.

Criando um plano 

Uma vez que você tenha feito sua lição de casa e estudado a necessidade, os desejos, a concorrência e determinar onde e quando seu food truck estará aberto, toda essa informação precisa ser organizada em um plano de negócios para potenciais investidores. Um plano de negócios consiste nas seguintes partes:

  • Resumo executivo: Pense nisso como sua introdução. Torne interessante manter a atenção dos leitores.
  • Descrição da Empresa: Esta parte de um plano de negócios é muitas vezes referida como uma análise de negócios. Ele informa ao leitor a localização, o nome legal e o estilo do restaurante que você deseja criar.
  • Análise de Mercado: Esta parte do plano de negócios do restaurante é por vezes referida como uma estratégia de marketing. Então, quem você vai estar servindo? Quem é o público-alvo para o seu negócio de food trucks? E quem é seu maior concorrente? Por que os clientes vão escolher você sobre eles?
  • Marketing: Quais métodos você planeja usar para promover seu food truck? Como você vai atingir seu público principal?
  • Operação de negócios: às vezes chamada de Produtos e Serviços, é aqui que você informa os investidores sobre suas horas e quantos funcionários você pretende contratar.
  • Gestão e Propriedade : Explique quem vai fazer o que está dentro da sua empresa, incluindo os possíveis funcionários que você acha que serão um grande benefício para a sua empresa.

Como refinar seu plano de negócios de food truck?

Uma vez que você tenha um rascunho, deixe-o por um dia ou dois, depois leia-o, fazendo as revisões necessárias e pedindo feedback dos outros. A maioria dos estados tem uma associação de pequenas empresas que oferece ajuda gratuita aos empreendedores iniciantes. Eles podem ajudá-lo a refinar ainda mais seu plano de negócios. 

Além disso, imprima o seu plano de negócios e tenha várias cópias prontas para a sua entrevista bancária inicial ou reunião com investidores. Facilite a revisão e esteja pronto para responder a perguntas ou fornecer informações adicionais, se necessário.

Por fim, mostre-lhes que você pensou cuidadosamente sobre as ideias deste negócio e está preparado para fazer o trabalho duro para torná-lo bem-sucedido.

Colocando o food truck em ação

Em suma, os food trucks vão desde comida de rua simples a alta gastronomia. Assim, com baixos custos operacionais e altos, eles são uma alternativa acessível para um restaurante tradicional de tijolo e argamassa. No entanto, food trucks ainda são uma pequena empresa que requer financiamento. Mas, criar um plano de negócios sólido que defina a estratégia, o mercado e o orçamento ajudará a garantir o financiamento de um food truck.

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo!